Aula13 Vigilancia Sanitaria Final
1558 palavras
7 páginas
VIGILÂNCIA SANITÁRIAHIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM
SERVIÇOS DE SAÚDE
13
|aula
Prof.ª M.e Giani T. dos Santos
Objetivos da aula
▪▪ Identificar os perigos da incorreta limpeza das mãos; ▪▪ Participar da ação da vigilância sanitária na conscientização da correta higienização das mãos.
Olá aluno! Você deve estar percebendo que algumas práticas em saúde, mais precisamente as boas práticas, incentivam sobremaneira a constante e mais correta possível lavagem das mãos. Em sua função educativa, a VISA incentiva esse procedimento como prática protocolar e preventiva. O que chamo de prática protocolar é aquela que desenvolvemos em nossas ações de trabalho, por exemplo, quando vamos examinar um paciente, administrar um medicamento, calçar luvas. Trata-se de uma prática que faz parte de um protocolo maior, que é da especificidade de cada área.
Não faz muito tempo que a ciência descobriu a importância da constante e adequada higienização das mãos e do quanto tal ato pode minimizar os índices de infecção. “Em 1846, Ignaz Semmelweis, médico húngaro, reportou a redução no número de mortes maternas por infecção puerperal após a implantação da prática de higienização das mãos em um hospital em Viena. Desde então, esse procedimento tem sido recomendado como medida primária no controle da disseminação de agentes infecciosos”. A descoberta de que a correta higienização das mãos diminui os riscos para infecção fez com que tal prática venha sendo amplamente incentivada nos serviços de saúde, uma vez que ainda não se mostra rotineira o suficiente, principalmente em locais de saúde onde é extremamente significativa.
Em maio de 1998, inclusive, a ANVISA publicou uma portaria que propõe as ações mínimas para diminuição da infecção hospitalar e em ambientes de saúde. Nesse instrumento fica clara a importância da higienização das mãos para diminuir os riscos de contaminação e disseminação de vírus e doenças.
O termo higienização foi recentemente incorporado ao dicionário de saúde porque a VISA