FAT E NTFS
Tema: O que são sistemas de arquivos FAT e NTFS
Disciplina: Arquitetura de Computadores
FAT e NTFS
FAT é um sistema de arquivos desenvolvido para o MS-DOS e usado em versões mais antigas do Windows. A tabela de alocação é um mapa de utilização do dispositivo de armazenamento. Graças a ele, o sistema operacional é capaz de saber exatamente onde um determinado arquivo está armazenado.
NTFS foi desenvolvido quando a Microsoft decidiu criar o Windows NT: como o Windows NT deveria ser um sistema operacional mais completo e confiável, o FAT não servia como sistema de arquivos por causa de suas limitações e falta de recursos.
Todas as aplicações precisam armazenar e recuperar informações. O espaço de endereçamento virtual pode ser pequeno demais para aplicações. Além disso, as informações mantidas na memória são perdidas com o término do processo e múltiplos processos não acessam a mesma informação ao mesmo tempo. A solução para armazenar a informação em discos é criar arquivos. A informação deve ser persistente, ou seja, um arquivo desaparecerá quando for removida explicitamente. O sistema de arquivos (parte do SO) é responsável pelo modo como são estruturados, nomeados acessados, usados, protegidos e implementados. Através do sistema de arquivos, é que se determina o espaço utilizado no disco, além de ser o método que permite gerenciar como partes de um arquivo podem ficar "espalhadas" no dispositivo de armazenamento. Toda e qualquer manipulação de dados numa mídia necessita de um sistema de arquivos para que essas ações sejam possíveis. Se não houver estrutura de armazenamento e manipulação é impossível gravar dados.
Quando um arquivo é salvo em um pen drive por exemplo, o FAT divide a área do disco em pequenos blocos. Assim, um arquivo pode e ocupa vários blocos, mas eles não precisam estar numa sequência. Os blocos de determinados arquivos podem estar em várias posições diferentes.