FAT X NTFS
FAT
O sistema FAT é considerado um sistema de arquivos simples, e por isso é um formato popular para discos diversos.
Além disso, é suportado por virtualmente todos os sistemas operativos/operacionais existentes para computadores pessoais, e assim, é usado frequentemente para compartilhar dados entre diversos sistemas operacionais instalados em um computador (um ambiente multiboot ou multiarranque).
É usado também em cartões de memória (discos flash ou pendrives) e em outros dispositivos semelhantes.
As implementações mais comuns têm um sério probleminha: quando arquivos são apagados e novos arquivos são escritos na estrutura, as suas partes tendem a dispersar-se, fragmentando-se por todo o espaço disponível, tornando a leitura e a escrita um processo lento.
A desfragmentação é uma solução para isso, mas é habitualmente um processo demorado (sobretudo no sistema FAT32) e que tem de ser repetido regularmente para manter o sistemas operativos limpos.
NTFS
O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, Server -- 2003 e 2008) .
Desenvolvido para superar as limitações do sistema FAT, o NTFS utiliza algumas estruturas em 64 bits (p.ex., para endereçamento de blocos -- clusters). Em teoria o NTFS poderia suportar volumes com até 16 EiB, mas a implementação atual limita um volume a 256 TiB, se forem usados blocos de 64 KiB, ou 16 TiB, quando o tamanho do bloco for de 4 KiB; o tamanho máximo de um arquivo é de 16 TiB.
Oferecendo melhor segurança e recuperação a dados, a NTFS também oferece um nível de armazenamento muito maior que FAT, FAT16 ou FAT32, já que é possível adotar sistemas com até 2 Tb de armazenamento em um único disco, ou seja, é possível utilizar um disco de 1 TB inteiramente como partição NTFS, porém, com FAT32 teria que dividí-lo em várias partes para poder utilizar na íntegra.
DIVERSOS DETALHES/COMPARAÇÕES RELACIONADO