As Quatro Quest Es De Tinbergen TEXTO
KREBS, J.R. & DAVIES, N.B.. Introdução a Ecologia comportamental. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2000. 420 p.
Niko Tinbergen, um cios fundadores da Etologia, enfatizou que havia muitas maneiras diferentes de responder à questão "Por quê?" em Biologia. Estas passaram a ser reconhecidas como as quatro pergunta!> de Tinbergen (Tinbergen, 1963). Por exemplo, se perguntarmos porque os estorninhos cantam na primavera, nós poderíamos responder da seguinte maneira:
1. Em termos de valor de sobrevivência ou função. Os estorninhos cantam para atrair parceiros para o acasalamento.
2. Em termos de causalidade. Porque o aumento no comprimento do dia desencadeia mudanças nos níveis hormonais, ou pela maneira em que o ar flui através da siringe e provoca. vibrações na membrana. Estas são respostas sobre os fatores externos e internos que levam os estorninhos a cantarem.
3. Em termos de desenvolvimento. Os estorninhos cantam porque eles aprenderam os cantos de seus pais e vizinhos.
4. Em termos de história evolutiva. Esta resposta seria sobre como o canto evoluiu nos estorninhos a partir de seus ancestrais. Os pássaros vivos mais primitivos emitem sons muito simples, portanto é razoável supor que o canto complexo dos estorninhos e de outros pássaros tenha evoluído a partir de chamados ancestrais mais simples.
É importante distinguir estes vários tipos de respostas, caso contrário o tempo será perdido em debates estéreis. Se alguém disser que as andorinhas migram para o. sul no outono porque estão procurando por suprimentos alimentares mais ricos, enquanto outra pessoa disser que o fazem por causa no decréscimo no comprimento do dia, não teria sentido discutir sobre quem estaria correto. Ambas as respostas podem estar certas, a primeira em termos de valor de sobrevivência ou função, e a segunda em termos de causalidade. Os fatores que influenciam o valor de sobrevivência são às vezes denominados "finais", enquanto os fatores causais são chamados de