a quarta republica
Educação e classes populares na redemocratização Nesse período o país começou a adquirir nova fisionomia, no domínio econômico, desenvolvendo indústrias automobilísticas, exploração de petróleo. Tudo isto resultou num entrechoque de ideias representativas de duas mentalidades diferentes em conflito, uma conservadora contraria e outra mais aberta que sucediam a Segunda Guerra Mundial.
O Estado Novo terminou em 29 de outubro de 1945 com a retirada de Vargas. As forças que derrubaram Vargas não tinham nada de democrático, eram as mesmas que apoiaram no Estado Novo. Não por interesses democráticos, mas porque ele se aproximou das bases da esquerda. O cenário do fim da Segunda Guerra anunciava uma nova era. Entre 1945 e 1947 o movimento popular no Brasil cresceu a formação de partidos, eleições e uma agitação política. Nos anos 40, a maioria da população ainda era da zona rural, a industrialização forjada trouxe um cenário político do proletariado.
Antes da revolução de 30 as eleições eram fraudulentas, o voto não era secreto. Apesar disso o PC consegui seu espaço na vida pública. O PC era pequeno, mas tinha restringido-se a elaborar um programa de política educacional e não estudo capaz de indicar caminhos. As riquezas O manifesto dos pioneiros teve sua elaboração feita por Fernando Azevedo e por mais 26 educadores, que tinham como objetivo o fim da escola elitista e o modelo acadêmico tradicional, que tinha o apoio da igreja católica, pois a mesma a monopolizava de acordo com seus interesses. desenvolvidas pelos grupos operários socialistas e anarquistas não foi