Relação entre Direito e Economia
ALUNO:Rumenig Gomes Silva
CURSO: DIR1 N2 - TURNO: NOITE
PROFESSOR: Thiago Mota
CAPÍTULO - 9
INSTRUMENTO DO PENSAR
A lógica estar presente em nosso dia-a-dia em meio a todos os ambientes que frequentamos. Basta conversarmos sobre algo e expor nosso ponto de vista, estaaremos útilizando da lógica para convercer da verdade ou da inoência de alguma pessoa.
1. DEFINIÇÕES E PRINCIPIOS A palavra lógica vem do grego logo, que significa "palavra", "expreção","pensamento","conceito","discurso","razão", e se define como o estudo dos metodos e princípios da argumentação.
Segundo Aristóteles a lógica se divide em duas. LÓGICA FORMAL E LÓGICA MATERIAL.
LÓGICA FORMAL OU MENOR: É a forma correta do pensamento. As regras útilizadas corretamente torna o argumento valido.
LÓGICA MATERIAL OU MAIOR: É a que trata da aplicação das oprações do pensamento segundo a matéria ou natureza dos objetos a conhecer. emquanto a (lógica formal) se ocupa com a estrutura do pensamento, a (lógica material) investiga a adequação do raciocínio á realidade. É também chamada metodologia, e como tal procura o metodo próprio de cada ciência.
2. PROPOSIÇÃO E ARGUMENTO
(...)os aspectos psicológicos não intereção a lógica, cujo objetivo é a análise do conhecimento...............................................................................................................................O argumento é um discurso em que encadeamos proposições de maneira a chegar a uma conclusão e proposoção é tudo o que pde ser afirmando ou negando.
3.VALIDADE OU VERDADE
Podemos dizer das proposições que elas são verdadeiras ou falsas. Mas quando se trata de argumentos dizemos que são válidos ou inválidos. Uma proposição é verdadeira quando corresponde ao fato que expressa. Um argumeento é válido quando sua comclusão é consequência lógica de suas premissas.