Economia
“A economia por se tratar de uma ciência que trabalha com as áreas normativas e quantitativas das finanças, como e onde esta ciência auxilia os profissionais do direito no exercício de sua profissão?”
A relação entre economia e direito existe desde que o homem passou a viver em sociedade. Uma boa regulamentação de mercado e uma legislação clara, objetiva e simples são fundamentais para o desenvolvimento de uma economia de mercado. Sem direitos de propriedade bem-definidos, é muito difícil a realização de trocas e, portanto, o desenvolvimento econômico.
O direito se interliga com várias áreas do conhecimento. Em relação à Economia algumas pessoas definem como: O Direito e Economia compreende “a aplicação das teorias e métodos empíricos da economia para as instituições centrais do sistema jurídico”. E outras definem como: O direito interliga-se com a economia, pois trata-se da “aplicação da teoria econômica (principalmente microeconomia e conceitos básicos da economia do bem-estar) para examinar a formação, estrutura, processos e impacto econômico da legislação e dos institutos legais”.
A Economia por si só também se interliga, tanto as áreas do conhecimento, como principalmente no dia-a-dias das pessoas. E principalmente quando refere-se ao termo QUANTITATIVO. (Compra, venda, bens, oferta, demanda... etc)
As pessoas que exercem suas profissões exigem um pouco da economia. Em relação aos profissionais de direito, se interligam, influenciam em:
- Direito do Trabalho: (A Economia e o Direito do Trabalho, são eles):
Remuneração e salário, que, na economia, representam a contraprestação paga a quem exerce o trabalho;
Participação do trabalho nos resultados da empresa;
Intervenção da justiça do trabalho nos reajustes salariais;
Garantia constitucional de boas condições de trabalho.
- Direito Administrativo: Relaciona-se com e economia em termos de: Regulamentação da licitação para buscar o menor preço,