A qualidade de vida na saude
Segundo WALTON (1973) A qualidade de vida no trabalho tem por finalidade abrigar o empregado e lhe proporcionar melhores condições de vida dentro e fora da organização. Ele acredita que, para que a qualidade de vida no trabalho seja alcançada a empresa deve estar disposta a oferecer aos seus colaboradores compensação justa e adequado; condições de segurança e saúde no trabalho; oportunidade imediata para a utilização e desenvolvimento da capacidade humana; oportunidade para crescimento contínuo e segurança; integração social na organização; constitucionalismo na organização do trabalho, trabalho e o espaço total da vida e a relevância social da vida no trabalho.
Ainda segundo WALTON (1973) A compensação justa e adequada refere-se ao salário justo ou à adequação entre o trabalho e o pagamento nos seus diversos níveis relacionados entre si.
Entendendo desta forma, percebe-se que os funcionários buscam informações da sua valorização na empresa através da sua recompensa, tais como, salário, benefícios, prêmios, etc. Eles querem saber se a empresa realmente estão pagando o que eles merecem, se está havendo uma troca justa da sua mão-de-obra e remuneração.
No caso dos trabalhadores dessa área, há ainda os a compensação através dos direitos de receber alguns adicionais, podendo ser: Insalubridade (trabalho exposto a a gente nocivos a saude), periculosidade (atividades periculosas, substâncias inflamáveis ou explosivos, substâncias radioativas, ou radiação ionizante, ou energia elétrica) e adicional noturno (trabalho noturno). Isso colabora com a sua satisfação por contribuir com sua necessidades financeiras.
O autor Anteriomente citado informa ainda que, para obter condições de segurança e saúde no trabalho, os trabalhadores não devem ser expostos a condições físicas e psicológicas que sejam perigosas ou a horários excessivos de trabalho que sejam prejudiciais a saúde.
Já Pitta (2003, p. 59) menciona que por estarem