Qualidade de Vida e Saúde
Autores: MINAYO, Maria Cecília de Souza; HARTZ, Zulmira Maria de Araújo; BUSS, Paulo Marchiori.
Editora: Porto Alegre, (Ciência & Saúde Coletiva, 5 (1):1-18 , 2000).
Resenhista: Neli Barcelos Iensen,RA:2752344 acadêmica do curso Tecnólogo em Segurança do Trabalho EAD-UNISA-Polo Santa Maria, RS. Disciplina de Práticas Integradoras l.
Reflexão sob a Ótica das Práticas de Promoção de Saúde
. Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os aspectos conceituais de qualidade de vida e saúde. Metodologia: descritiva, reflexiva, com dados fundamentados na literatura. Não há consenso sobre o conceito de qualidade de vida e saúde, porem, os aspectos de subjetividade e multidimensionalidade são geralmente aceitos pelos pesquisadores, buscando evidenciar aspectos que contribuam para o seu melhor entendimento, de forma a oferecer diferentes perspectivas para a qualidade de vida e promoção da saúde. Conclusão: Qualidade de vida tem sido mais estudada ultimamente, e apesar de complexa, trata-se de um tema relevante na atualidade, principalmente em relação à promoção da saúde e qualidade de vida.
Palavra-chave: Qualidade de Vida; Promoção da Saúde. A qualidade de vida tem se tornado um tema significativamente importante para a sociedade em geral, na literatura científica, e especialmente no campo da saúde, pois a progressiva desumanização devido ao desenvolvimento tecnológico das ciências da saúde trouxe uma maior preocupação com o tema. Qualidade de vida e saúde estes dois termos estão determinados por parâmetros subjetivos e objetivos. Atualmente o termo é utilizado pela população em geral, por profissionais de diversas áreas, e também em pesquisas ligadas a várias especialidades multidisciplinares. Qualidade de vida é um termo de difícil