Reflexões sociologicas
O valor de um terreno é dado pelo meio em que é colocado.Fatores como infraestrutura do local,acesso a serviços e índice de criminalidade,são determinantes para a variação dos imóveis de um lugar.
O processo de especulação imobiliária é muito interessante para os grandes comerciantes de terrenos,que podem comprar um imóvel com valor muito barato,espera-lo se valorizar e vender por um preço mais alto.
O mercado regula o processo de especulação imobiliária.Há pouca ou nenhuma intervenção do Estado nesse processo,o que aumenta o processo de desigualdade social,já que o acesso à serviços é dificultado à população pobre,que mora em lugares pouco valorizados.
b)Direitos de cidadania
Direitos de cidadania e interesses econômicos são varias vezes antagônicos.O capital quer lucrar através de qualquer coisa e transforma em mercadoria alguns direitos básicos do cidadão,como moradia(especulação imobiliária),educação(escolas particulares),saúde(hospitais particulares).
Um processo de “limpeza social” interessa às grandes empresas ,que veem o espaço como um meio de lucrar e as pessoas que vivem nele um empecilho à seu lucro.Não há interesse em melhorar as condições de vida da periferia porque isso não daria lucro,porém a “paisagem” não seria boa para “consumidores”dos mega eventos.Por isso afastar ou exterminar os moradores das periferias é interessante para alguns.
Os direitos de cidadania não são dados,mas sim conquistados.Por isso,a forma de garantí-los é através da ação política concreta da população interessada neles,através de manifestações,greves ou revoluções.
c)Desigualdade social
A desigualdade social é criada a partir da contradição básica de um mundo mercantilizado e pessoas com pouco ou nenhum poder de compra.A essas pessoas é negado o acesso à maior pare dos recursos,gerando condições de vida tecnicamente desnecessárias em nome do lucro.Um exemplo disso é o número de imóveis sem pessoas ser maior que o número de