Relatorio parcial ii
O centro de Referência da Assistência Social- CRAS I fica situado a Rua Antonio Queiroz, Nº 250, Bairro Centro, no prédio do antigo centro comunitario.
O edificio foi inaugurado no ano de 1976, na gestão do então prefeito municipal Francisco Vieira Carneiro, com o nome de centro comunitario Jose Vieira Filho. Com a implantação do sistema Único de Assistência Social- SUAS no ano 2004, os municipios deveriam se habilitar aos níveis de gestão preconizados por esse sistema. Desse modo, o municipio de Boa Viagem buscando se habilitar a gestão básica, assumindo a gestão parcial, das ações de assistência social, com incentivos e requisitos designados na norma operacional básica do SUAS- sistema único da assistência social realiza no ano de 2005 a implantação do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS O referido órgão surge para gerenciar e executar ações de proteção básica, sendo seus objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, assim como, do fortalecimento de vinculos familiares e comunitários. Assim, o CRAS desde sua implantação destina-se a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros). O CRAS I é uma política assegurada pela Lei Orgânica da Assistência Social LOAS, através do SUAS, onde trabalha-se também as políticas do ECA (Estatuto da criança e do Adolescente lei nº 8.069 de 1990). Política do Idoso que está na lei nº 10.741 de outubro de 2003.
DESENVOLVIMENTO
Durante o Estágio supervisionado II, observou-se que o CRAS I recebe uma grande demanda, sendo essas: Famílias com vulnerabilidade social e econômica, física e mental, adolescentes e idosos ociosos, mães gestantes sem condições financeiras de comprar o kit básico do enxoval do bebê, atende ainda pessoas que extraviaram ou perderam seus documentos e não tem condições de requerer a segunda via, no