A qualidade de Educação no Brasil
São muitos os problemas que estão presentes na educação Brasileira, mais especificamente na educação pública, diante da realidade diversos fatores proporcionam resultados negativos. Como exemplo temos as crianças que cursam o 6º ano do ensino fundamental e não dominam a leitura e escrita. Dados estatísticos confirmam que para cada 100 alunos somente 47% terminam o 9º ano na idade correspondente. Outro quadro agravante é a desvalorização do professor.
Até quando isso vai continuar? O que podemos fazer para melhorar? Os estudantes de hoje dependem de nós Educadores. Por mais perto que estamos dos alunos ainda existem barreiras. Nossa missão como Educadores do futuro é diminuir essa distância e acabar com as barreiras existentes dando a eles esperança e certeza de um futuro melhor. Qual o papel do governo diante desta problemática? Infelizmente muitas vezes os governantes são omissos quando a questão é educação, é tanta corrupção, tanto desvio de verba que não sabemos o que pode acontecer no futuro. Com a má administração por parte dos governantes o que podemos encontrar são crianças que tem direito de estudar, mas encontram-se fora das escolas, muitas mães que precisam deixar seus filhos em creches mas não há vagas. Sonhamos com um futuro melhor onde as crianças terão onde estudar, e professores recebendo salário digno de acordo com a função que desempenha.
Como educadores podemos começar com a mudança em nossa concepção sobre educação e também dentro de nossas casas com nossos filhos e/ou parentes incentivando-os a leitura, ajudando-os na alfabetização, conscientizando-os da importância de terem uma boa relação com a escola e professores. Esses são apenas alguns exemplos que podemos fazer se queremos mudanças, entendendo que deve partir de nós, se todos tivessem essa concepção o quadro atual da educação no Brasil poderia ser revertido.
Dilene Correia de Lima Cardozo da Silva RA 444833