a psicopedagogia no ensino superior
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ODORICO FORTUNATO
DIRETORA: ROSELI MARIA ANTÃO DA COSTA
AUXILIAR DE DIREÇÃO: ADRIANA NASCIMENTO FAVARIN
COORDENADORA PEDAGÓGICA: MÁRCIA VEIGA
PROFESSORA: BÁRBARA SAMIRA SANI
AUXILIARES: CARLA E JANETE GONÇALVES VIEIRA
TURMA: MATERNAL 2
PROJETO: BRINCANDO DE SER ARTISTA
Joinville
2012
“Toda criança é um artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer.”
Pablo Picasso
INTRODUÇÃO
A Arte é um fenômeno eminentemente humano. Por meio dela, é possível dar sentido e significado ao mundo que nos rodeia que, a priori, estranho e sem sentido aos poucos, por meio de suas dimensões simbólicas ganham poder expressivo de representar idéias através de linguagens particulares como a literatura, dança, música, teatro, arquitetura, fotografia, desenho, pintura, entre outras formas expressivas. Deste modo, a Arte vai tornando este mundo que o humano transformou em um lugar de exclusão e morte em um ambiente mais belo e prazeroso de se viver.
Além disso, a relevância da arte e seu fazer artístico não se limita ao simples papel recreativo, mas deve ser compreendido como instrumento pedagógico que viabiliza e contribui para o desenvolvimento das crianças que ampliam seus olhares em relação ao mundo, seu potencial cognitivo, emocional, entre outros. Por outro lado o educador precisa acreditar que as crianças são capazes, são criadoras, são sujeitos. Por meio disso, as crianças sentem-se capazes de criar, atribuir sentidos, construir relações, contextualizar, analisar e comparar aquilo que faz parte do seu cotidiano, por meio da linguagem da Arte.
JUSTIFICATIVA
A preocupação com a Arte na Educação Infantil, principalmente nos primeiros anos de vida, tem sido demonstrada e confirmada atualmente por arte-educadores e pesquisadores de diferentes formas: produção acadêmica publicada, debates em congressos, conferências, entre outras. Pois a Arte é uma forma de divulgação da cultura de nossos