A Psicopedagogia em relação ao Sujeito e a Instituição
A dimensão relacional que faz do sujeito um ser social determinado pelas condições materiais de existência em que vive na sociedade e pelas relações que estabelece com outros sujeitos.
A dimensão racional que é responsável pela ação do sujeito sobre o objeto e pela estruturação desta ação formulada em percepções, discriminações, organizações, concepções, conceitos e enunciados que fazem parte da construção do conhecimento.
A dimensão desiderativa que faz parte desse processo a partir do momento que entende-se que existe um saber desiderativo e inconsciente, um saber que não se conhece, que se sustenta do significante como tal. Essas dimensões, tendo cada uma sua própria especificidade não se excluem, mas se complementam em um processo conflitivo, que se dá no próprio processo de construção do conhecimento. Esse processo é impulsionado por um dinamismo - desejo - numa ação que organiza e modifica o meio e tem por consequência a construção do conhecimento e do próprio sujeito cognoscente. A linguagem e os movimentos simultâneos que constroem a autonomia do “eu cognoscente” são elementos necessários dessa construção já que a linguagem é condição para o sujeito chegar às formas superiores de pensamento. A forma como o objeto do conhecimento é apresentada ao sujeito pode interferir positiva ou negativamente no processo da aprendizagem, a partir disso vemos