A Psicologia Organizacional como Profissão
Pró-Reitoria de Graduação
Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão
SPECTOR, P.E Introdução. In: Psicologia nas Organizações.
São Paulo: Editora Saraiva, 2003.
Com base no tópico “A Psicologia Organizacional como Profissão”, é possível afirmar que trabalho de um psicólogo organizacional envolve muita pesquisa e estudo, e como dito no texto, pode ir alem da área de atuação da psicologia, e se tornar abrangente a outras áreas como recursos humanos, por exemplo. Como Spector cita no texto:
“(...) a psicologia organizacional é uma profissão parecida com as da área de Contabilidade ou Direito. Nos Estados Unidos, alguns Estados exigem que os psicólogos organizacionais tenham licença, mas na maioria somente os psicólogos clínicos precisam ser licenciados. Muitos psicólogos organizacionais trabalham em consultorias, prestando serviços remunerados para as organizações.”
A maioria dos psicólogos organizacionais se divide em:
Universidade
Empresas de consultorias
Companhias privadas
Governo
Grandes partes dos psicólogos organizacionais, além de estarem diretamente ligados a muitas pesquisas, se esforçam ao dar aulas, e por influencia disso, acabam por praticar atividades como: (página 07)
Oferecer cursos;
Fazer pesquisas;
Redigir artigos de pesquisas e apresentá-los em conferências;
Fornecer serviços de consultoria às organizações;
Escrever artigos ou livros;
Orientar estudantes;
Fornecer informações ao público;
Elaborar cursos;
Manter-se atualizados em sua área de interesse;
Auxiliar na administração das funções ligadas ao ensino em sua universidade;
Com isso, conclui-se que com pesquisas, analises, estudos, um psicólogo organizacional, exercendo bem sua função, é fundamental em todo e qualquer tipo de empresa, tanto quanto a equipe de R.H, por exemplo.