Situação dos psicólogos no brasil
A psicologia foi iniciada como ciência há cerca de 100 anos sendo a sua regulamentação, como profissão no Brasil somente em 27 de agosto de 1962 perante a lei 4.119: dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo.
Em 1975 a profissão passou a estar organizada e estabelecida. Desde que foi regulamentada como profissão em 1962, a psicologia saiu dos consultórios e passou a abarcar funções mais amplas. Hoje o psicólogo pode atuar em diversas áreas básicas, tais como: clinica social, educacional, do trabalho e outras que estão despontando no cenário nacional.
O psicólogo no que se refere a suas especialidades na profissão desempenha no campo da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunicação, comunidades com o objetivo de favorecer em seu trabalho o respeito a honradez e retidão do ser humano.
Colabora para o desenvolvimento e produções do conhecimento cientificam da psicologia por meio da observação descrição e estudo das técnicas de desenvolvimento, inteligência, aprendizado, personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal, examina a influencia genética, ambiental e psicossocial sobre os indivíduos nas suas relações sociais, promovendo a saúde mental na prevenção e no tratamento das difusões psíquicas, promovendo um extenso desenvolvimento psicosocial, planeja técnicas de exame psicológicos, aplica seu conhecimento e praticas metodológicas exclusivas. Encaminhando para o atendimento especifico, conforme a necessidade. Faz parte da elaboração, adaptação e construção de instrumentos e técnicas psicológicas por meio de pesquisas nos estabelecimentos acadêmicos, associações profissionais e outras agremiações profissionais cientificamente reconhecidas.
O psicólogo exerce suas atividades profissionais individualmente e em equipe com a participação de outros profissionais. A psicologia foi regulamentada no Brasil em 27 de agosto de 1962. Tendo como órgão