Eletromagnetismos
ENSINO MÉDIO
Eletromagnetismo
Docente: Adilson Pereira da Silva
Dicente: Renato Rodrigues de Sena Greicieli Medanha Borges
Juína- MT/2010
DR. ARTUR – SALA ANEXA EUCLIDES DA CUNHA
ENSINO MÉDIO
Eletromagnetismo
Trabalho avaliativo de Física 2º Bimestre
Docente: Adilson Pereira da Silva
Discentes: Renato Rodrigues de Sena Greicieli Medanha Borges
Turma: 3º ano “K”
Disciplina: Física
Juína- MT/2010
Introdução
Como o próprio nome já diz eletromagnetismo é qualquer fenômeno que envolva eletricidade e magnetismo pode ser considerado um fenômeno eletromagnético.
Não podemos falar sobre eletromagnetismos sem falarmos antes de um elemento importante que é o imã, material ferromagnético com capacidade de atrair ou repelir outros materiais ferromagnéticos.
A maioria dos imãs que vemos hoje é artificial, mas embora muito difíceis de serem encontrados temos também o imã natural que a chama pedra de magnetita.
Todo material magnético possui a sua volta uma força chamada campo magnético capaz de causar algum efeito em matérias ferromagnéticos que se aproxime, ou seja, atraindo para perto ou repelindo para longe.
Mas em 1820, o físico dinamarquês descobriu que toda corrente elétrica gera, no espaço que a envolve, um campo magnético, mas isso pode gera uma presente duvida, existirá dois tipos de campo magnético? Não, pois todo campo magnético é gerado por cargas elétricas em movimento.
Faraday em 1831 acreditava que a corrente elétrica fosse um fluido, então supôs que o campo magnético deveria ter algum tipo de movimentação ou variação, que provocasse o movimento daquele fluido, foi essa hipótese que levou a descoberta da indução eletromagnética.
Eletromagnetismo
Os imãs são corpos ferromagnéticos com propriedades de atrair materiais ferromagnéticos e atrair ou repelir outros imãs.
Embora existam imãs de diferentes formas todos apresentam dois pólos