Psicologia organizacional
Dhienifer Estefani Pereira Milena Queiroz Dourado
Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Brasil
____________________________________________________________________
RESUMO Com base a uma entrevista com uma Psicóloga Organizacional, este artigo tem como objetivo relatar o trabalho de uma psicóloga organizacional, mostrando seu campo de atuação, qual a importância de sua função e técnicas utilizadas nesta área. Discutindo também o valor da Psicologia para a sociedade.
Palavras Chave: Psicologia Organizacional, função e importância.
____________________________________________________________________
A formação e atuação do psicólogo na realidade brasileira tem sido objeto de constante estudo. Essas investigações cresceram em quantidade na medida em que um maior número de psicólogos foi colocados no mercado de trabalho, muitas vezes denunciando um desajuste na situação de exercícios das atividades profissionais (Zanelli, José Carlos, 2002).
A psicologia no Brasil tem 50 anos de atuação e a psicologia nas organizações passou por uma transformação considerável nestes últimos 15 a 20 anos, esta área da psicologia se tornou importante através do momento em que os problemas dos trabalhadores começaram a interferir na produtividade e na qualidade dos serviços, levando em consideração que onde houver pessoas é de grande importância à presença de um psicólogo.
A partir de então o psicólogo organizacional começou a atuar no setor de recursos humanos e gestão de pessoas exercendo as funções de recrutamento, seleção, treinamento, socialização e distribuição das pessoas nas funções, sendo seu maior objetivo o desenvolvimento de pessoas, fazendo com que o trabalhador se adapte ao trabalho. Assim a Psicologia contribuiu para a especialização do comportamento humano a partir do desempenho humano no trabalho.
MÉTODO
A concepção de coleta e analise de dados desta pesquisa fundamentam-se de uma entrevista realizada com uma Psicóloga