A Psicologia da forma
Conhecida como psicologia da forma, a Gestalt foi uma das escolas de psicologia do século XX. Seus representantes foram Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka. Eles estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica.
A Percepção
A percepção é o ponto principal dentro da teoria Gestalt. A partir de estudo realizados pelos representantes da Gestalt, surgiu questionamento a cerca da teoria Behaviorista. O behaviorismo estuda o comportamento através da relação estimulo resposta, procurando isolar o estimulo que corresponderia a resposta. Já a Gestalt considera que o comportamento, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode de perder o seu significado para o psicólogo.
Para a Gestalt a parte esta sempre relacionada ao todo, se olharmos para uma imagem e a mesma estiver incompleta, nosso cérebro automaticamente ira “completar” a imagem, isso porque observamos a totalidade.
A Boa Forma
Dentro das percepções encontra-se a compreensão para o comportamento. A maneira como agimos depende da percepção que tivemos. Por exemplo se uma pessoa imaginar que há alguém em sua volta falando dela, provavelmente ela ira agir como se essa pessoa realmente estivesse falando dela, quando na verdade não é exatamente isso.
Essa confusão demonstra que a nossa percepção do estimulo é mediatizada pela forma em que interpretamos o conteúdo percebido. Da mesma forma em que interpretamos uma figura ambígua.
Meio Geográfico e Meio Comportamental
O comportamento é determinado pela percepção do estimulo e, portanto, estará submetido a lei da boa forma. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio, são conhecidos dois: o geográfico e o comportada mental.
O meio geográfico trata-se do meio real, o local onde ocorrem os comportamentos, enquanto o meio comportamental é o que determina o comportamento.
Campo Psicológico É a tendência de juntar os elementos e procurar