Gêneros textuais
GÊNERO TEXTUAL DO AGRUPAMENTO DO NARRAR
LINGUAGEM CORPORAL
Ribeirão das Neves
2013
ELIANA MARA SANTOS COSTA
GÊNERO TEXTUAL DO AGRUPAMENTO DO NARRAR
LINGUAGEM CORPORAL
Produção Textual Interdisciplnar individual do 6º Semestre apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Ribeirão das Neves
2013
Texto 1
Gênero textual do agrupamento do narrar
Os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discutivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativas, caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos, surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita.
Dalz e Schneuwly (1996) vislumbrando o processo ensino/aprendizagem, propuseram cinco agrupamento de gênero com base e três críticos: domínio social da comunicação a que pertencem; capacidades de linguagem envolvidas na produção e compreensão desses gêneros e sua tipologia.
O agrupamento da ordem do relatar, argumentar, expor, descrever ações, o gênero em destaque é o do narrar cujo domínio é o da cultura literária ficcional, marcadas pela mimesis da ação através da criação , da intriga no domínio do virosímil. Gêneros literários dentro do estilo narrativo:
Romance: é uma narrativa longa geralmente dividida em capítulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a história paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.
Novela: é um modulo mais complicado