Gestalt - a psicologia da forma
Início: Psicofísica (final de séc.XIX): * Buscavam compreender o fenômeno psicológico em seus aspectos naturais. * Desenvolviam estudos sobre as sensações (psicológico) sobre espaço-forma e tempo-forma (físico). * Estudiosos relacionaram a forma e sua percepção e construíram a base de uma teoria psicológica.
ILUSÃO DE ÓTICA:
O estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.
Diferente do Behaviorismo: * A Gestalt focaliza o processo de percepção:
Na Gestalt, o que o indivíduo percebe e como percebe são informações importantes para a compreensão do comportamento humano.
PERCEPÇÃO:
* É um processo psicológico de grande importância no ser humano, pois é através dele que se entra em contato com o mundo, isto é, através desse processo é que as pessoas apreendem a realidade externa (que se encontram fora de si mesmas).
Para os gestaltistas: * O comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
Teoria do isomorfismo: * Supunha uma unidade no universo, onde a parte sempre está relacionada ao todo. * Quando vemos uma parte de um objeto, temos a tendência à restaurar o equilíbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo.
Temos a tendência a unir os pontos como quadrados e não como figuras inclinadas ou em perfil
A Gestalt: * Encontrou condições de compreensão do comportamento humano através da percepção dos fenômenos. * Entendeu que a maneira como percebemos um determinado estímulo desencadeia nosso comportamento.
Quem nunca se enganou? * E quis cumprimentar alguém que ao longe pensou ser uma pessoa e de perto viu que não era a pessoa que havia imaginado? * Esse tipo de engano, ou essa pequena confusão, demonstra que a nossa percepção do estímulo, neste caso, a pessoa desconhecida, naquelas condições ambientais, foi