3º etapa. o mercado sob concorrência perfeita e monopolista.
Agora vamos falar dos tipos de mercados:
Monopólio
É quando uma empresa controla um ou mais setores do mercado, exemplos aqui no Brasil os Correios e a Petrobras, onde não existe concorrência, um aumento no preço só muda a quantidade do consumo, mas para haver monopólio são necessárias uma das seguintes condições:
• Patentes: Quando a empresa em questão é a única pertencente aquela patente em questão, portanto única que pode prestar aquele serviço.
• Controle de matérias-primas básicas: O monopólio do petróleo brasileiro da Petrobras.
• Monopólio natural: Acontece quando as empresas que já operam no mercado têm estruturas que exigem elevados números de capital para serem construídas e operam com preços bastante baixos.
Para o consumidor é ruim porque fica sem opção de escolha e a empresa que detém a exclusividade do serviço pode fazer pelo preço que quiser.
Oligopólio
Quando uma pequena quantidade de empresas domina a demanda do mercado podendo assim controlar os preços por meios como cartéis ou em uma guerra de preços. A seguir alguns exemplos de empresas nas áreas de telefonia móvel e indústria automotiva:
• Telefonia móvel: OI, TIM, Claro, Vivo
• Indústria automotiva: Fiat, (GM), Ford, Volkswagen
De certa forma o oligopólio é bom para o consumidor porque a concorrência obriga a queda nos preços, o problema é que quando são formados cartéis irregulares o consumidor sai prejudicado, pois fica sem escolha por isso existe o (CADE) para evitar que isso aconteça.
Monopsônio
É quando há um comprador para vários vendedores como, por