PSICOLOGIA DA FORMA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS NO ESTUDO DA PERCEPÇÃO
Autoras: Danielle Ferreira da Silva
Raquel Ferreira Gomes
RECIFE 2014
RESUMO
Este ensaio tem como propósito discorrer sobre as implicações educacionais no estudo da percepção. Usaremos como base a psicologia da gestalt que teve como um dos temas principais a percepção, que de acordo com os seus teóricos, a maneira como os indivíduos percebem é importante para a compreensão do comportamento humano. No nosso trabalho iremos apresentar a teoria da gestalt e na sequência discutiremos sobre como podemos aplicar essa teoria em sala de aula.
INTRODUÇÃO
Gestalt é um termo alemão sem tradução correta, a tradução mais próxima em português seria forma ou configuração. A teoria da forma, a gestalt, teve sua origem na Alemanha. Os gestaltista fizeram oposição ao pensamento tradicional da época. Eles começaram a criar a teoria a partir do estudo da percepção. Seus teóricos criticaram a forma como a percepção era reduzida a processos mentais. Os teóricos da gestalt estavam interessados em investigar como o organismo percebe as formas. A gestalt estuda a percepção visual e suas implicações na mente das pessoas. Como que as imagens se relacionam entre si e isoladas na mente humana. Estuda também o motivo pela qual algumas imagens agradam mais do que outras. Os gestaltistas propuseram alguns princípios para a percepção como:
Proximidade: Quando observamos elementos muito próximos, a percepção tende a agrupá-los em um único bloco distinto.
Semelhança: Quando um objeto possui elementos diferentes, mas que possuem um padrão visual, a percepção tende a separá-los em novos elementos.
Fechamento: Tendemos a completar segmentos ligando as áreas similares para fechar espaços próximos.
Implicações educacionais no estudo da percepção
A teoria Gestalt é de extrema importância no processo