A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para suas ações e para as experiências que vivem.
Conclusão: A criança terá sua aprendizagem através do convívio com outras pessoas, tanto com adultos como com crianças mais velhas.
A Psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes em uma sociedade são apropriados pela criança. Para que se possa entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem. Como já foi dito as operações cognitivas (aquelas envolvidas no processo de conhecer) são sempre ativamente construídas na interação com outros indivíduos.
Conclusão: A psicologia da aprendizagem estuda como as crianças entendem, absorvem as formas de pensar e os conhecimentos existentes na sociedade.
Em geral, o adulto e a criança mais experiente fornecem ajuda direta a criança, orientando-a e mostrando-lhe como proceder através de gestos e instruções verbais em situações interativas. Na interação adulta-criança, gradativamente, a fala social trazida pelo adulto vai sendo incorporada pela criança e o seu comportamento passa a ser, então, orientado por uma fala interna, que planeja a sua ação. Nesse momento, a fala está fundida com o pensamento da criança, estão integradas as suas operações intelectuais.
Conclusão: O comportamento da criança é baseado nos gestos e instruções verbais que elas observam nos outros (adultos e crianças mais experientes) que ela vai observando e isso influencia no seu modo de agir.
Reconhece-se, dessa