A psicanálise em A bolsa amarela
A Literatura Infantil Brasileira desde o seu surgimento tem sido extremamente ligada aos meios escolares, e isso se confirma ainda mais quando levamos em conta os livros que eram escritos até meados do século XX com objetivo educacional, com objetivos de levar as crianças os conceitos morais e éticos da sociedade em que vivemos. Porém nas ultimas décadas do século passado começaram a surgir escritores que não estavam preocupados com essa escolarização do texto infantil, mas sim com o objetivo de oferecer ao leitor obras com qualidade literária. Estes livros têm sido chamados pelos críticos e ensaístas de narrativas psicológicas ou existenciais por demonstrarem uma valorização muito grande do ser humano Com esse novo momento da literatura, esse trabalho vem como o objetivo de primar somente a intenção estética dos livros infantis, e neste caso os de Lygia Bojunga Nunes, não que estes não tenham aplicação nos meios escolares, mas é um trabalho que busca essa idéia de que os livros infantis não possuem valor Literário, somente valor de estimulo a leitura e coisas do tipo.
Como estamos falando de livros psicológicos, nada mais corrente que uma análise sobre uma perspectiva da psicologia, e isso é feito no segundo capitulo, onde se tenta analisar o comportamento da personagem baseando-se na Psicanálise de Sigmund Freud.
Para finalizar, e ainda como o objetivo de mostrar esse caráter artístico do texto literário infantil, é feito uma analise comparativa da obra de Lygia Bojunga com os romances modernos da nossa Literatura e da Literatura de Portugal.
Capitulo 1
Alguns Aspectos da Psicanálise
O objetivo principal desse trabalho consiste em estabelecer uma relação entre a Arte Literária e a ciência psicanalítica desenvolvida por Freud, para isso se faz necessário o esclarecimento de alguns termos e elementos da Psicanálise que serão utilizados e citados durante o decorrer do trabalho. Este é então o motivo pelo qual o trabalho apresenta este