introdução materiais didáticos
514 palavras
3 páginas
Introdução: A pesquisa é uma forma de investigação composta por desenvolvimento, experimentação e avaliação que necessita de planejamento para promover conhecimentos. É o caminho natural na busca por respostas e soluções, incorporando a prática e a teoria. Na prática pedagógica, a pesquisa possibilita ao futuro professor adquirir novos conhecimentos, gerar novas teorias, avaliar teorias existentes, propor soluções para problemas específicos e também escolher os materiais didáticos para melhorar o processo educativo. Desta forma a intenção deste trabalho é elencar, por meio de um breve histórico, os principais recursos e materiais pedagógicos utilizados no passado e os atuais, que em salas de aula auxiliaram e continuam auxiliando aos professores em sua tarefa de proporcionar a construção de conhecimentos. Espera-se que as informações colhidas possam ser de grande valia aos docentes que ainda desconheçam os vários recursos didáticos que poderiam auxiliá-los, bem como mostrar que ao longo da história os mesmos passaram por transformações, acompanhando as transformações da humanidade.
Conforme Rosa S.S.(1994)
“Mudar, em educação, não depende apenas de teorias revolucionárias ou eficácia de novos métodos. Diferentes de outros campos de atuação profissional, nenhuma transformação substantiva, nessa área, prescinde do envolvimento dos educadores. Por isso mesmo, toda mudança em educação significa, antes de mais nada, mudança de atitude...”
Portanto, compreender que o professor atua como mediador entre aluno e o conhecimento, é acima de tudo reconhecer que o professor deve ser um profissional formador, integrado ao mundo de hoje, responsável socialmente pela formação do cidadão e, principalmente, um eterno aprendiz. Logo, tem de estar continuamente pesquisando e aperfeiçoando-se, para buscar “inovar e inovar-se”. Deve-se considerar que são infinitos os desafios que afligem a Educação e que consequentemente acabam por afetar diretamente o professor