O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento
No início da história da sociedade o trabalho era totalmente realizado de forma artesanal, aonde o grande diferencial dos serviços oferecidos eram os artesãos e suas respectivas habilidades e criatividade ao fazer um produto ou realizar um serviço. Após a revolução industrial, o foco saiu do trabalhador e sua capacidade e a atenção voltou-se aos fatores materiais, como maquinário moderno e fator financeiro, o trabalhador era apenas um controlador da tecnologia, e sua força de trabalho era voltada somente para realizar os trabalhos desenvolvidos pelas máquinas.
Porém nos últimos tempos a sociedade tem feito o caminho de volta e tem voltado seu olhar para o capital intelectual, ou seja, as pessoas. Dar maior importância e valor às pessoas do que aos bens tangíveis se tornou uma tendência porque são elas que detêm os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados e as organizações aprenderam que apenas equipamentos e tecnologia não são os fatores principais para o desenvolvimento e sucesso das organizações no mercado.
Sendo tão importante o conhecimento dos colaboradores para uma organização a gestão do conhecimento torna-se muito importante, pois é a melhor maneira de aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores. Gestão do conhecimento, é estimular e facilitar a uso, a troca e a criação de conhecimento em toda a organização. Através da gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar o conhecimento que possuem, de forma a tornar todas as experiências vividas no ambiente de trabalho válidas, pois a mesma pode ser compartilhada e acessada por outros colaboradores e aplicada em criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e a fim de elevar a produtividade da companhia.
A gestão do conhecimento tem crescido cada vez mais nas organizações e mecanismos são criados para desenvolver a mesma, a tecnologia tem se mostrado a maior aliada a gestão