FOSE10-Enhancing_Human_Expertise
1617 palavras
7 páginas
O futuro da Engenharia de Software: aprimorando a experiência humana na abordagem da qualidade de softwareResumo
Este trabalho argumenta que o ponto chave da engenharia de software não é (semi-automaticamente) melhorar a qualidade do software, mas, em vez, é ajudar solucionadores de problema humanos a melhorar a qualidade do software. Este trabalho argumenta que o ponto principal da pesquisa em engenharia de software foi esquecido, e que sem se retomar tal perspectiva, não se fará nenhum progresso significante.
1. INTRODUÇÃO
À medida que os desafios da qualidade de software crescem, com softwares gigantescos do tamanho de cidades, uma população diversa de desenvolvedores, e uma crescente atividade maliciosa, o futuro da engenharia de software depende de solucionadores de problemas humanos. Infelizmente, esta questão tem sido amplamente ignorada no campo da pesquisa de engenharia de software. Este trabalho argumenta que ignorar o fato de que o papel da pesquisa de software é aprimorar a solução de problemas por humanos - e não substituí-la - obscurece nossa visão, e assim aprisiona grande parte da atividade de pesquisa em engenharia de software sob uma visão míope.
Primeiramente, porque estou argumentando que a resolução de problemas por humanos está sendo ignorada? Afinal de contas, podemos identificar uma presença crescente de estudos empíricos em engenharia de software cujo foco é como o homem se comporta diante de problemas de engenharia de software. Ademais, estes trabalhos tem sido publicados nos principais meios relacionados à engenharia de software numa quantidade sempre crescente.
O problema é que tais estudos tendem a ser míopes no que se refere a uma visão de longo prazo, porque eles lidam necessariamente com questões de baixo nível. Por exemplo, a pesquisa formativa empírica (formative empirical research??) trata de questões tais quais como desenvolvedores refatoram\refabricam ou em que até que ponto eles se aprofundam quando fazem uma