Seca do setao
CAUSAS DA SECA:
As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas).
AS MEDIDAS QUE PODEM SER TOMADAS PARA COMBATER AS SECAS:
A medida mais recomendável é a construção de pequenos reservatórios com captação de chuva, ao lado de cada propriedade; Distribuição de sementes de pastagem para melhoria das espécies nas regiões atingidas pela seca; Perfuração de poços artesianos; Implantar a captação e armazenagem da água de chuva em 2,2 mil propriedades rurais.
MÉTODOS DE IRRIGAÇÃO:
Os métodos de irrigação por superfície são considerados de baixa eficiência e vêm sendo gradualmente substituídos pelos métodos de irrigação pressurizada, como aspersão e microaspersão/gotejamento. A irrigação por aspersão tem sido usada, tanto como aspersão sobrecopa, quanto subcopa. Este método proporciona 100% de molhamento da área cultivada, não impondo, portanto nenhuma limitação ao pleno desenvolvimento das raízes. Os sistemas de irrigação localizada como gotejamento e microaspersão são os que mais proliferam em todo o mundo. Entre as vantagens desse método inclui-se alta eficiência de aplicação, baixa pressão, facilidade de operação e bom controle sobre a umidade e aeração do solo.
Escola Estadual Pedro Fecchio