A prática do professor e a pesquisa em ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação.
Problema de pesquisa: Quais são os problemas da prática pedagógica do professor de Física? Como se caracteriza o ensino e a aprendizagem de Física segundo a pesquisa em ensino de Física no Brasil no período de 2000 a 2004? Em que medida essa pesquisa responde aos problemas da prática pedagógica do professor de Física?
Objetivo: Trazer novos elementos para a reflexão sobre a relação entre os resultados da pesquisa acadêmica e a prática do professor, propondo o confrontamento entre problemas da prática pedagógica do professor de física com o que a pesquisa em ensino-aprendizagem de física tem proporcionado nos últimos anos.
Metodologia de Pesquisa: o estudo foi realizado em três etapas:
1ª etapa: levantamento de problemas da prática pedagógica de professores de física. Foram entrevistados 18 professores de 8 escolas públicas do Rio de Janeiro, essas entrevistas foram gravadas e transcritas.
2ª etapa: caracterização da temática “Ensino-aprendizagem de Física”. Essa etapa seguiu a seguinte metodologia: a) levantamento do universo de trabalhos a ser analisado; b) definição das temáticas pesquisas; c) classificação dos trabalhos segundo as temáticas; d) delineamento das tendências relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de Física.
3ª etapa: os resultados das etapas foram confrontados para identificar encontros e desencontros.
Referencial Teórico: Jenkins (2000), Delizoicov (2004), Cachapuz (2000), Ratcliffe et AL (2001), Millar e Hames (2003), Arlin (1989) apud Jonassen (1997), Porlán e Rivero (1998), Zeichner (1998), Taber (2000), Rezende ET AL (2004), BRASIL (1998), Bardim (1994), entre outros.