A prática de relações publicas no business to business:
Nem toda empresa tem uma imagem excelente, sólida mas que pode mudar com a ajuda de relações públicas. Esta ferramenta é especialmente importante porque às vezes podemos fazer ou até mesmo quebrar um negócio. Isso é porque esta ferrmenta permite que empresas se destaquem no mercado B2B, que está repleto de concorrentes. O mercado B2B é aquele considerado de empresa para empresa, ou seja suas operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços são feitas através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas, substituindo os processos físicos que envolvem as transações comerciais. Assim as empresas ficam mais expostas a mais clientes potenciais e fazê-los pensar positivamente sobre seus produtos e serviços.
As relações públicas podem ser tratadas usando diversas técnicas diferentes. Algumas das ferramentas mais comuns incluem veiculações em televisão, revistas, press releases, folhetos, eventos especiais, conferências de imprensa, feiras, mala direta, e boletins informativos. Na era tecnológica atual é fácil para as pessoas encontrarem informações rapidamente, e a comunicação direta com seu público é mais que necessária, é vital. Além dos métodos convencionais de Relações Publicas citados acima, com a tecnologia também podem ser utilizados blogs, Facebook, TwitterRedações online, diretórios on-line, podcasts, entre outros. As mídias sociais para B2B tendem a ser voltadas ao relacionamento para abrir espaço para novas parcerias, novos fornecedores, etc. Atualmente no Brasil temos um grande exemplo de rede social b2b, o Empreendemia. Uma rede social de “troca de cartões de visita” focada na procura de fornecedores e empresas em segmentos específicos.
Estas são algumas das formas de tornar uma empresa mais visível ao público. A melhor maneira de fazer esforços de relações públicas especialmente eficaz é ter um profissional especialista em relações