E-commerce
Alguns autores mencionam que o comércio eletrônico começou a ser praticado os tempos do telegrafo. O fundador da rede americana Sears, Richard Sears, começou seu negócio vendendo relógios através de telegramas para seus colegas na época em que era agente de estação de trem, no final do século 19, com uma margem muito pequena de lucro. Depois, o negócio da Sears tornou-se milionário através de vendas por catálogo. Aliás, isso tem tudo a haver com o comércio eletrônico atual.
Entretanto, o comércio eletrônico como conhecemos hoje iniciou no final da década de 1960, mas desde 1993, novas tecnologias, em constante evolução, permitem às empresas realizar funções de negócios eletrônicos (e-business) com maior eficiência, rapidez e menores custos do que jamais foi possível. Um empreendimento de sucesso é aquele que consegue utilizar a tecnologia existente, adequada ao aos consumidores do seu nicho de mercado. Isso implica em conhecer o comportamento dos consumidores, as tecnologias e o seu próprio negócio. Reforçando: comportamento, tecnologia e negócio.
Evite começar um negócio sem ter experiência. Se você tem experiência no negócio, você conhece o comportamento dos seus consumidores. A tecnologia se aprende. A chave do sucesso está em aplicar a tecnologia ao negócio e não usar a tecnologia como negócio.
Desta forma, para compreendermos o comércio eletrônico temos que estudar o comportamento dos consumidores e as tecnologias atuais para desenvolver um plano de negócios digital, incluindo marketing e operação.
Podemos classificar os negócios on-line em várias modalidades. As mais importantes são: o Business-to-Business e o Business-to-Consumer. Ainda podemos descatar o e-Gov, ou seja, as iniciativas entre o governo e os