Parâmetros na qualidade industrial
RESUMO
Este artigo tem por finalidade esclarecer como se dão os processos de Qualificação e Processos na área Industrial, seus parâmetros de Qualidade e como são usados na diferenciação e fortalecimento desta no Mercado. Salienta-se que não esta tudo que se usa por uma Organização para se destacar e mantiver forte e sim, apenas algumas referências e metodologias de Processos e Coordenação em toda a sua hierarquia estrutural. As Empresas são bem mais do que explanaremos no decorrer deste artigo, que visa facilitar o nosso entendimento e ajudar-nos a entender melhor Procedimentos e Ferramentas utilizadas e suas funcionalidades.
Palavra chave: Ferramentas, Organização, Produção, Gestão e Qualidade.
1 INTRODUÇÃO
O dinamismo nos ambientes produtivos que veem apresentando grandes modificações e ficando cada vez mais exigentes, e as Concorrentes que impõem às Empresas um ritmo competitivo crescente e uma necessidade de melhoria continua não só de seus produtos como também na adequação de seus processos produtivos para manterem no Mercado. Por estes e outros motivos, a capacidade de conseguir e manter os produtos atualizados; com preços competitivos frente a exigências Ambientais, Comerciais, Econômicas e Tecnológicas, têm sido consideradas como importante fonte de vantagem competitiva para as Organizações.
O processo organizacional de qualidade vem evoluindo ao longo dos anos e teve destaque considerável a partir do Século XX. Podemos considerar assim, quatro estágios que marcaram esta nova estruturação dos parâmetros de qualidade:
1. A inspiração na confecção do Produto;
2. O controle do Processo Produtivo;
3. O Sistema de Garantia da Qualidade
4. Gerência da Qualidade Total.
Alguns princípios de Gestão Moderna e Qualidade buscam novos meios de aperfeiçoar a satisfação do Cliente e a continua melhoria dos produtos e dos processos. Em vista disso, podemos dizer que tais processos de organização e