qualidade da água
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. USOS DA ÁGUA
2.1CLASSIFICAÇÃO DA ÁGUA
3. PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA
3.1 PARÂMTROS FÍSICOS
3.2 PARÂMETROS QUÍMICOS
3.3 PARÂMETROS BIOLÓGICOS
4. PADRÕES DE QUALIDADE DA ÁGUA
5. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS
1 INTRODUÇÃO
Segundo especialistas 95,5% da água do planeta é salgada e imprópria para consumo humano. 4,7% estão em geleiras ou regiões de difícil acesso e apenas 0,147% aptos para o consumo em lagos, nascentes e lençóis freáticos.
O Brasil tem um potencial hídrico imenso, chegando a 36.000 m³ de água por habitante. Entretanto 80% deste localiza-se na região amazônica onde vive apenas 5% da população brasileira. Por outro lado, a região nordeste que responde por 1/3 da população brasileira possui apenas 3,3% da disponibilidade hídrica.
Em relação à sua utilização, em média, 70% da água vai para a agricultura, 22% é consumida pela indústria e 8% para fins domésticos.
Segundo a OPS (Organização Pan-Americana de Saúde), uma pessoa precisa de, no mínimo, 50 litros de água por dia, enquanto que com 200 litros ela vive confortavelmente.
A qualidade da água é fundamental para o bem estar da população.
Uma água de má qualidade pode causar sérios riscos à saúde humana. 30% das mortes de crianças com menos de 1 ano ocorre por diarréia e 80% das enfermidades no mundo são contraídas por causa da água poluída. Vale então lembrar que 58% dos municípios do país não possuem ETA’s e que apenas 8% tratam corretamente os seus esgotos.
A qualidade de uma determinada água é função do uso é da ocupação do solo em uma bacia hidrográfica.
Desta forma devemos então considerar as condições naturais e a interferência do homem.
As condições naturais afetam a qualidade da água inicialmente como ar, ao incorporar na água o material que está suspenso como partículas de areia, polens de plantas, gases. Em seguida, tem-se o escoamento superficial no qual podem ser incorporados partículas de solo (sólidos em