A PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL COMO MECANISMO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS VARIADOS
Flávio Souza de Lourdes2
Maria Dorotéia Feitosa Simão3
Rosilaine Marafon4
Vanderlúcia Ferreira Vidigal5
RESUMO O presente artigo tem como tema principal a produção textual na disciplina de Língua Portuguesa, visando a formação critica e social dos individuos, preparando-o para o ingresso ao nivel superiror de ensino, para o mercado de trabalho e para o pleno exercicio da cidadania. Apresentamos as mudanças e evoluções que ocorreram no ensino de língua portuguesa, onde a produção textual foi inserida como requisito básico para ter domínio da língua em três modalidades: oral, escrita e leitura. A aquisição de novos temas a serem inseridos nesta disciplina também contribui para aumentar o conhecimento dos alunos. É através da produção textual que se chegará a um resultado satisfatório no campo de trabalho e uma profunda compreensão da vida em sociedade. Por meio dessas atividades condições serão criadas aos alunos para que esses façam uso de seus conhecimentos. Considerando que essa atividade, se inserida juntamente com outras, ampliará sua formação sociocultural, em que o uso oral, da escrita e da leitura vem acrescentar à sua trajetória escolar, consolidando assim, o seu aprendizado através da produção textual.
Palavras-chave: Produção textual, Língua Portuguesa, Escola, Interação Social.
INTRODUÇÃO
A prática de ensino da Língua Portuguesa é de extrema importância no contexto do ensino médio, atua de modo que suas mudanças podem acrescentar melhorias ao processo de aprendizagem da norma culta. Nos anos de 1970 os padrões centralizados no ensino de conteúdos eram baseados na escola tradicional, a partir daí foram inseridos novos textos até então não usados no ambiente escolar.
Dessa forma, foi lançado o desafio em relação ao ensino da língua e linguagem, considerando as deficiências do aluno, sua idade e a classe social. Partindo desse