LINGUA PORTUGUESA
Tuane Ferreira
ProfªMs. Bianca Deon Rossato
Resumo
O presente artigo tem o propósito de, fazer uma reflexão a cerca do ensino da Língua portuguesa de hoje, analisando metodologias, equívocos ao ensinar a Português, esta reflexão surge ao analisarmos da importância da Língua no ensino dos educandos, como se evidencia a importância para a compreensão das demais disciplinas, suas práticas e as abordagens , o que é realmente conquistado dentro da sala de aula quanto ao ensino de língua materna. Frisar a importância desde o inicio da alfabetização, maneiras de abordagem e exposição de conteúdos.
Palavras chave: escola, língua portuguesa, aprendizado, leitura , conhecimento
O Ensino de Língua Portuguesa
No início do processo de alfabetização o professor traz para a sala de aula conteúdos que fogem da realidade da criança dificultando o aprendizado. Iniciando com regras gramaticais, depois a aprendizagem mecânica e repetida da escrita e por fim a leitura através da decodificação. O educador passa por todo esse processo sabendo o que o aluno já fala muito bem a língua e vai à escola para aprofundar seus conhecimentos. O ensino prioriza a gramática normativa por todo o ensino regular e superior, gerando “traumas” pela aula da Língua Portuguesa.
Um dos grandes problemas na alfabetização são que os métodos utilizados não são eficazes. A repetição de estruturas e a memorização de normas não desenvolvem o raciocínio, criatividade e a expressão. Para que se obtenha o tão almejado conhecimento de língua materna é necessário que se explore a imaginação na leitura, na produção de textos e interpretação para que se conquiste os reais conhecimentos dos conteúdos aplicados, ao contrário do que se acredita de que as estruturas gramaticais tem mais importância ela tem seu fundamental papel mas não funciona de maneira isolada, nem tão pouco se sabe escrever um texto sem saber gramática.
Toda e qualquer prática de ensino