Fichamento
RESUMO
"[...] Em suas motivações e implicações psicológicas o turismo repousa, antes de tudo, na ideia de alteridade, do distante, e da interrupção das referências no espaço vivido pelo turista, que deseja partir para a busca do novo e do desconhecido. As imagens de lugares longínquos, paradisíacos, que evocam o desejo de conhecê-los, é uma força fundamental que motiva e influencia o movimento das migrações em massa verificado na sociedade contemporânea [...]" (p.1)
"Mas o turismo é também um fenômeno espacial por duas outras razões. Primeiramente, porque a idéia das férias e da viagem turística, é interpretada pelo turista como a possibilidade [...] de ir para um lugar distinto daquele no qual vive. Segundo, porque o turismo contribui para a valorização de espaços estruturados com a finalidade de acomodar os visitantes, e a fim de atender as suas expectativas nos momentos de ócio e recreação. Essa valorização dos espaços pelo turismo é, em grande medida, decorrente do grau de procura por parte dos turistas, mas, decorre também das ações executadas por agentes públicos e privados através da implantação de infra-estruturas arquitetadas para equipar os chamados espaços turísticos. O espaço investido pelo fenômeno do turismo é, assim, valorizado de acordo com as funções que lhe são atribuídas pelos turistas e pelos agentes públicos e privados [...]." (p.1)
INTRODUÇÃO
"[...] O estudo da formação e percepção de imagens em espaços onde ocorrem atividades turísticas é um campo ainda pouco explorado pelos cientistas sociais, particularmente pelos geógrafos, mas de grande importância científica." (p.1)
"[...] a função turística que assume o espaço geográfico, seja uma grande região, seja uma localidade isolada, como uma pequena ilha, é marcada por muitos