a relaçao
ADMNISTRAÇAO
Guilherme de Lima Parreira
Sociologia
Goiania 02/05/13 INTRODUÇÃO
A sociologia diferente de outras ciências que estudam o comportamento humano da cada indivíduo preocupa-se com as pessoas dentro do seu mundo social e cultural.
O homem está divido em grupos e classes sociais que influenciam no seu desenvolvimento familiar, social ou profissional.
Este trabalho utiliza-se de pesquisa bibliográfica em sites da Internet com base nas colocações de autores e pensadores na área da Sociologia.
Dentro do contexto o presente estudo tem o objetivo de relatar as contribuições da Sociologia na administração das organizações.
TEORIAS SOCIOLÓGICAS
Conforme Silva (2008) As principais teorias para analise científica dos problemas sociais são:
a) Teorias Funcionalistas: Vêem as sociedades como demasiadamente bem integradas e organizadas, ou seja, o funcionamento de cada elemento tem conseqüências sobre o funcionamento do todo.
b) Teorias de Conflito: O Conflito e uma contingência básica da vida social.
c) Teorias Interacionistas: A vida social está mediada por símbolos e gestos e através dos gestos simbólicos demonstra-se o estado de espírito, intenções e sentido de ação; e contrariamente, pela leitura dos gestos dos outros, obtemos um sentido do que eles pensam e como eles comportam-se em certas situações.
d) Teorias Utilitaristas: Os homens são racionais até o ponto em que ele tem objetivos e finalidades, ou seja, calculam a relação custo e beneficio.
CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS NA ADMINISTRAÇÃO
O homem desde os primórdios da humanidade sempre viveu em associação, pois na antiguidade para obter melhores resultados na caça já se dividia em grupos como: os que assustavam os animais, os que corriam para as armadilhas e finalmente os que matavam os animais.
Mas, à medida que a sociedade humana desenvolvia-se houve