Fichamento Dos Delitos e das Penas
Jeniffer Bueno de Oliveira.
2- Obra em Fichamento:
Maquiavel, Nicolau. O Príncipe. 21° Ed. São Paulo: Paz e Triunfo, 2010. 136 p.
3- Especificação do Referente Utilizado:
Identificar os principais elementos da obra através de leitura.
4- Resumo da Obra:
A obra se trata de uma carta escrita por Nicolau Maquiavel ao magnífico Lorenzo de Médici onde ele procura expor, tudo o que aprendeu com suas observações no que diz respeito a governo, guerras e conquistas de territórios. Com um olhar bastante técnico o autor narra e propõe soluções às guerrilhas que eram travadas entre grupos aliados e rivais. Ele põe em detalhes todas as fases, faces, e facetas de um governo exercido por líderes, que movidos pela ambição, muito erraram e acertaram em seus exercícios: em sua maneira de coordenar exércitos, estratégias de guerra, e de se relacionar com o povo. Último elemento este que, segundo o apresentado, pode determinar a permanência pacífica de um príncipe, ou leva-lo à ruína.
5- Registros Pessoais:
Após uma leitura cheia de surpresas pôde-se constatar as semelhanças entre a maneira como os antigos líderes lidavam com os atritos que encontravam ao exercer sua vontade; e a maneira com que fazem os atuais ocupantes dessa função. Faz pensar que, os olhares com que se vê o poder não mudaram e que isso permite que o mesmo sistema seja aplicado com êxito; não importando quais tenham sido as mudanças nos sistema e formas de governo.
Permite ainda, uma comparação desse mesmo modelo com aquele que é aplicado diariamente nas mais corriqueiras situações de subordinação em que se está, e como ele é realmente eficaz.
O texto mostra um autor preocupado com a permanência do príncipe no poder, bem como sua imensa admiração por essa figura.
Tal contexto é raramente encontrado hoje em dia. A exposição da verdade dentro dos meios políticos que tem sido feita principalmente pela mídia, e um maior esclarecimento aliado a um senso crítico voraz