Rotinas de trabalho
A contabilidade nos últimos tempos está passando por um processo de transformação, mudança, não é que a rotina a forma de trabalhar, os conceitos esteja mudando, mas a forma de pensar das pessoas está mudando em relação à contabilidade. O contador deixa de ser aquela pessoa, que leva as guias de pagamentos de impostos para o empresário, ou que somente faz o controle da empresa, que emite os boletos, que faz folha de pagamento, que era chamado de ‘guarda livros’, que ele tem e passa a ser mais valorizado, chamado de contador ou técnico em contabilidade, passa a ser mais visto, ou podemos dizer que foi dado mais importância ao profissional da contabilidade. O contador, também é o administrador, o psicólogo, o advogado, o economista, o profissional do RH entre outras funções que abrange sua área. Todas estas funções estão incluídas nas suas rotinas trabalhistas. Entender as rodinhas do profissional não é algo complexo ou impossível, por isso, vamos analisar mais a fundo quais são essas rotinas.
2 ROTINAS TRABALHISTAS
Quando falamos em rotina o que nos vem à mente? Com certeza nos lembramos de algo que fazemos regularmente com certa frequência. E é isso mesmo, segundo a definição do dicionário rotina significa: “conjunto de atos ou procedimentos que se segue normalmente, regularmente. Repetição... mecânica de atos, procedimentos”. (Dicionário LAROUSSE p. 709)
A regularidade em certas tarefas no ambiente de trabalho denomina-se Rotinas trabalhistas, essa regularidade é bem comum em alguns setores na parte administrativa em certas empresas, pois são nesses setores que se fazem, por exemplo, folhas de pagamento, impressões de guias para o recolhimento de impostos, contratação e demissão de funcionários, entre outros, neste sentido vamos analisar quais são as rotinas de admissão, relembrando alguns pontos necessários para essa rotina.
2.1 CTPS
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), é um