Rotinas de Trabalho
O curso de Engenharia Ambiental forma profissionais aptos a identificar e reduzir impactos ambientais, principalmente aqueles relacionados com grandes obras, que são as que causam maiores danos ao meio ambiente. Além disso, o engenheiro ambiental também é capaz de reflorestar grandes áreas, como aquelas que por algum motivo tiveram o seu desenho original modificado.
Antigamente a preocupação das empresas era somente com os lucros, com o crescimento em um curto espaço de tempo, etc. Isso refletia em um descaso com o ambiente e no uso abusivo de recursos naturais, sejam eles renováveis ou não. Como os efeitos de uma devastação aparecem em um grande espaço de tempo, a preocupação com o meio ambiente ficava em segundo plano, não entrando na lista de prioridades das empresas.
O engenheiro ambiental deve ser capaz de avaliar e reduzir impactos ambientais já existentes ou que venham a existir, reflorestar áreas desmatadas, escrever relatórios que indiquem os tipos de devastação e de impacto no meio ambiente, levantar dados sobre poluição, cuidar para que lixos e materiais tóxicos sejam tratados e obter os certificados deInternatinal Organization for Standardization (ISO) para a empresa em que trabalha ou presta consultoria.
A Engenheira Ambiental atua no diagnóstico, manejo, tratamento e controle de problemas ambientais urbanos e rurais. O que o diferencia dos demais profissionais que atuam na área ambiental é que, além de identificar e avaliar a dimensão do problema, ele consegue propor a solução, projetá-la, implantá-la e monitorá-la.
O Engenheiro Ambiental é um profissional que saberes do meio ambiente aos conhecimentos das ciências exatas e à tecnologia para contribuir para a preservação e controle ambiental e melhoria da qualidade de vida. São responsáveis pela concepção, projeto e operação de instalações e sistemas de saneamento e de controle ambiental (água, solo e ar). Atuam na elaboração e