RELAÇÃO
• Rede o Representa os dados como registros vinculados uns aos outros formando conjuntos comuns de dados. Existe uma similaridade muito grande entre o modelo hierárquico e o modelo em rede, pode-se entender o modelo em rede como uma generalização do modelo hierárquico.
• Relacional o Representa os dados como uma simples coleção de linhas e colunas em tabelas bidimensionais, porém elas se relacionam entre si, e dependendo desse relacionamento carregam dados de outras tabelas consigo como referência à tabela que se relaciona.
• Orientado a objetos o Representa os dados em um único objeto, dentro de propriedades que são acessadas com métodos.
• Objeto-relacional o Combina o modelo orientado a objeto com o modelo relacional. Isso é feito mapeando banco de dados e classes seguindo a mesma lógica. Há frameworks que fazem esse trabalho, como o Hibernate para Java. dos, dados estes a que somente os criadores da aplicação que manipula este tipo de arquivo têm acesso. Já os sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) são os softwares capazes de guardar vários tipos de dados, em grandes quantidades, de forma mais organizada, rápida, sofisticada, segura e estruturada.
Percepção da necessidade de implantação de um banco de dados
Com a rapidez dos avanços na tecnologia da informática, e principalmente a globalização, os procedimentos operacionais, administrativos e gerenciais passaram a ser executados em maior escala, deixando de ser exclusividade de grandes empresas. Os microcomputadores foram ganhando espaço em todos os setores das empresas, e foram rapidamente, substituindo cadernos, máquinas de escrever e anotações em arquivos físicos. Desta forma, os computadores tornaram-se hoje, ferramenta de trabalho indispensável no dia-a-dia das mesmas. A informação sempre foi importante para a tomada de decisões,