A Prática da Função Gerencial
A Prática da Função Gerencial
Motivação e Liderança no Ambiente Organizacional
Aluna: Esther Guimarães Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2009.
Introdução
Estamos vivendo em um novo mundo. Um mundo mais complexo, mais globalizado e mais dinâmico, essa realidade está impulsionando uma mudança na natureza do trabalho: como, com quem, quando e onde trabalhamos.
Em um mercado dinâmico e competitivo, as organizações devem adequar-se às mudanças que surgem a cada instante e, além disto, devem encontrar seu diferencial e inovar em sua operação e, principalmente, investindo em quem presta tais serviços, ou seja, em seu capital intelectual. A inovação nas empresas tornou-se a chave para acompanhar tais modificações e manter-se competitiva e o treinamento constante torna-se o melhor aliado na busca desse objetivo.
A capacidade da organização para reagir com rapidez às mudanças a aptidão para a aprendizagem e a competência dos funcionários tornou-se fatores imprescindíveis para a criação e manutenção de vantagens competitivas. Isto significa buscar resultados por meio das pessoas, que movem a empresa.
Os gerentes são elementos fundamentais nesse processo. Eles devem estar sempre atentos às mudanças do mercado de trabalho, da própria organização em que atuam e do setor que coordenam. Não só eles devem buscar treinamento constante em sua função, como também devem investir nos seus funcionários, para torná-los mais produtivos e realizados profissionalmente. É fundamental que cada participante atualize seus conhecimentos acerca do cargo que desempenha, de sua função, da empresa e do mercado em geral. É preciso que cada um avalie, constantemente, o que está sendo esperado dele e qual é a maneira mais pertinente de atuar para que seja possível aprimorar suas ações, habilidades e desempenho. O