A proposta do PDE e sua realização no CMEI
A proposta do PDE e sua realização no CMEI
O Plano de Desenvolvimento da Educação foi criado em 15 de março de 2007, pelo governo brasileiro como um conjunto de adequações, o PDE contém uma análise planeada sobre o ensino público e ações focalizadas na formação dos professores. Seu objetivo central se caracteriza em uma tentativa de diminuir a diferença que o Brasil exibe em comparação aos países desenvolvidos num campo estratégico para o desenvolvimento.
No que se trata das propostas voltadas para o CMEI de Cocalinho com alunos da educação infantil, não há especificamente atenção do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para esta área, havendo apenas uma ação direta. A referida ao Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA).
Há também outras ações que de modo geral também abordam a educação infantil, como a formação para docentes em exercício da função que não são graduados em nível superior, proporcionando uma formação adequada, podendo ser a distância e também continuada. Fato esse que as professoras do CMEI de Cocalinho já tiveram a oportunidade de concluírem o ensino superior e os demais educadores passaram ou passam por profissionalização, todos promovidos por esse plano de ação.
No entanto, existe ainda o programa do transporte escolar, que possibilita aos alunos da creche serem transportados ao centro de ensino em veículos adquiridos com a linha de crédito para a aquisição de viaturas escolares pelo município. A entidade de ensino, também é favorecida pelos recursos do Fundeb, apesar de ser um organismo de financiamento da educação básica pública de modo geral.
Uma ampla questão positiva do PDE é exatamente que ele se dispõe a combater as deficiências que o ensino na educação básica apresenta.
No entanto, a questão que fica a desejar em minha concepção é que a educação infantil fosse definitivamente focada como a base de toda a