relatorio sobre stress
PREVENÇÃO
1
Breve história
Stress é uma palavra derivada do latim, que foi popularmente usada durante o século XVII, para representar “ adversidade” ou “ aflição “.
Em fins do século XVIII, o seu uso evoluiu para denotar “ força “, “pressão” ou
“esforço”, exercida primariamente pela própria pessoa, seu organismo e mente.
O conceito de stress não é novo, mas foi apenas desde o inicio do séc. XX que as
Ciências biológicas e Sociais iniciaram a investigação dos seus efeitos na saúde física e mental das pessoas.
2
O que é o Stress?
Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reacções que activam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o Indivíduo em estado de alerta e em condições de reagir.
O que é o Stress ?
Esta reacção é normal e necessária ao ser humano, só passando a ser prejudicial quando se mantém de forma inadequada e por períodos prolongados, provoca uma afinidade de complicações, entre elas o enfraquecimento do sistema de defesa, deixando o corpo vulnerável a todo o tipo de enfermidade. Conceito e definição
“Stress é um conjunto de reacções
orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estimulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça muito feliz”.
Hans Selye
Conceito e definição ( cont.)
“O stress é uma condição absolutamente necessária á vida humana saudável, pois significa a energia do corpo e da psique para adaptação sistemática e permanente”
Drº Joaquim Quintino Aires
As fases do Stress
Ao conjunto de modificações não especificas que ocorrem no organismo,
Selye deu o nome de Síndroma Geral de adaptação. O nosso organismo como um todo psicofisico responde às várias solicitações através de adaptações.
Estas adaptações dão inicio a mecanismos de defesa