Caatinga
Ocupando cerca de 9,92% do território nacional, a caatinga é exclusividade do nordeste do Brasil, pois em nenhum outro lugar do planeta este bioma é encontrado, sendo também o único bioma que é exclusivamente brasileiro. Sua biodiversidade também é única no mundo e sua vegetação diversificada inclui pelo menos 932 espécies, sendo 380 endêmicas, ou seja, exclusivas da
Caatinga. Possui extensão territorial de aproximadamente 844.453 km2.
O termo Caatinga é originário do tupi-guarani e significa “mata branca”, este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. Está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do
Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas,
Bahia, Piauí (região Nordeste do Brasil) e norte de Minas Gerais (Sudeste).
Flora
A flora da Caatinga é caracterizada pela pouca incidência de chuvas na região, o que deixa as plantas com aspecto frágil. Elas geralmente possuem galhos retorcidos e raízes longas, para poder alcançar a água necessária no lençol freático, algumas usam de recursos como pouca ou nenhuma folhagem e espinhos para diminuir a transpiração e assim a perda de água.
As plantas presentes nas regiões de Caatinga possuem folhagem em tamanho pequeno e são xerófilas, ou seja, estão adaptadas ao ambiente quente e com pouca água, algumas plantas quase não possuem folhas.
A vegetação é formada por três estratos: - O arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; - O arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; - O herbáceo, abaixo de 2 metros. Entre as espécies mais comuns estão à amburana, o umbuzeiro e o mandacaru.
Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas.
Fauna
• A fauna da Caatinga, ao contrário do que
muitos