estudo
IMPORTÂNCIA DA BIOLOGIA MOLECULAR NA SAÚDE HUMANA
APARECIDA DOS S. SILVA
IVETE V. DA SOLEDADE
MARIA NALVA S.TEIXEIRA
MARLÚCIO DE S.CÁIRES
THAIANE L. MARINHO
BRUMADO – BAHIA
Abril-2014
A biologia molecular contribui para a compreensão e a prevenção das doenças hereditárias e o estudo da Biologia em nível molecular, com foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. Investigando as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese protéica. Uma vez que os ácidos nucléicos são responsáveis pela manutenção e expressão das características hereditárias, a genética estuda desde os processos de divisão celular, onde o DNA é replicado para ser repassado às células filhas, até mecanismos de síntese de proteínas, bem como as leis da hereditariedade e a dinâmica dos genes nas populações. O que facilita o estudo genético dos organismos vivos é a universalidade do DNA, processos de manutenção e expressão das características, bem como de sua hereditariedade, são compartilhados entre os mais diferentes organismos vivos, principalmente os procariotos (bactérias), eucariotos (fungos, animais, plantas).
Cada característica é determinada por genes, unidades encontradas nas moléculas de DNA cuja expressão depende de uma série de reações químicas que culminam com a manifestação do caráter. Todos os organismos possuem ácido nucléico e sua constituição é semelhante, seja numa bactéria ou em um mamífero.
A estrutura do DNA é constituída por 2 filamentos de nucleotídeos que se ligam através das bases nitrogenadas por ligações físicas. Segundo Watson e Crick, esses dois filamentos da molécula enrolam-se um sobre o outro como duas cordas formando uma dupla hélice. Não podemos esquecer as proteínas, que são formadas essencialmente por carbono (C), oxigênio (O), nitrogênio (N) e hidrogênio (H), mas