A propaganda - encontro
O termo “propaganda” origina-se do verbo latim propagare equivalente a propagar no português, que significa o ato de difundir algo. A propaganda é um modo especifico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de um público-alvo para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário surge de contexto político, apresentando geralmente aos esforços de persuasão. A propaganda política tem o objetivo de divulgar um candidato, legenda ou coligação. Patrocinados por governos e partidos políticos. Os métodos usuais para transmitir mensagens de propaganda incluem noticiários, comunicações oficiais, revistas, comerciais, livros, folhetos, filmes de propaganda, rádio, televisão e pôsteres, que relacionem o produto/serviço oferecido quanto as suas características e benefícios.
Uma manipulação semelhante de informações é a propaganda comercial, chamada de publicidade, e no Brasil esse termo é utilizado como sinônimo. O principal objetivo da propaganda é influenciar uma audiência, para isso, possibilita a mentira por omissão ao apresentar os fatos seletivamente para encorajar determinadas conclusões e/ou usa mensagens exageradas visando produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O que se espera é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo. A publicidade é usada quando a veiculação na mídia é paga, já propaganda refere-se à veiculação espontânea. Toda publicidade visa a divulgação de um produto e, consequentemente, sua compra pelo consumidor. A propaganda se refere à informação, a publicidade muda a forma como as pessoas vêem essa informação para a forma que lhe interessa.
Historicamente, a propaganda é uma atividade tão antiga quanto os registros de que algo acontece ou aconteceu. Os escritos romanos como Lívio são considerados obras-primas da propaganda estatal pró-Roma.
A propaganda é uma poderosa arma de guerra. Usando a técnica de criar uma