Montagem de um laboratório de redes
Este projeto tem como finalidade implantar na um laboratório de Redes de Computadores, para atender aos cursos Informática para Internet e Informática para Internet integrado ao Ensino Médio, como ferramenta complementar às aulas de Redes de Computadores e Dados, Instalação e Manutenção de Computadores e Gestão de Sistemas Operacionais. A intenção é de que durante essas aulas, os alunos tenham a oportunidade de praticar diversos conceitos relacionados à área, como a instalação de rede ponto-a-ponto, rede Cliente-Servidor, rede sem fio, par trançado, fibra ótica e coaxial, o que representaria uma excelente melhora na qualidade do seu aprendizado e no seu futuro desempenho como profissional.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. Rede Ponto-a-Ponto
A rede ponto a ponto consiste em uma conexão de computadores sem que haja o servidor, onde cada computador faz a vez de cliente e de servidor. A comunicação se dá apenas entre dois nós, ou seja, dois computadores da mesma rede, ignorando os intermediários.
2.2. Rede Cliente-Servidor
Diferente da rede ponto a ponto, a rede de computadores Cliente-Servidor faz uma conexão entre todos os computadores e um computador principal, o servidor. Esse servidor é responsável por oferecer os serviços aos clientes. Em um laboratório o servidor é responsável por administrar usuários e os nós de rede.
2.3. Rede Sem Fio
A rede sem fio, como o nome já diz, é uma rede onde os clientes não estão ligados ao servidor por fios, e sim por ondas de rádio. Essa característica possibilita que vários aparelhos se conectem a rede de forma rápida e simples, pois não necessita de cabeamento. Essas ondas de rádios são emitidas por um roteador wireless, e quando captadas por algum dispositivo possibilitam sua entrada na rede.
2.4. Rede Par trançado
É o tipo de rede mais comum, pois os materiais envolvidos não geram grande custo. Esse tipo de cabo possibilita diversos tipos de conexões, como a ponto a ponto e a