Arquitectura
Departamento de Electrónica Industrial João Luiz Afonso 1
LABORATÓRIOS INTEGRADOS II
TRABALHOS PRÁTICOS DE MÁQUINAS ELÉCTRICAS
Introdução
Estes trabalhos consistem na utilização, ensaio ou montagem de algumas das máquinas eléctricas de uso mais frequente, nomeadamente: motor de indução, máquina síncrona, máquinas de corrente contínua e motor universal. Os trabalhos são os seguintes:
1 - Motor de Indução Trifásico Tipo Gaiola de Esquilo e Máquina de Corrente Contínua.
2 - Máquina Síncrona Trifásica e Motor Série Universal.
3 - Motor de Corrente Contínua e Freio Electromagnético.
4 - “Kit” de Máquinas Eléctricas.
5 - Arranque Estrela-Triângulo com Inversão de Marcha de um Motor de Indução Trifásico.
6 - Motor de Indução Trifásico Tipo Rótor Bobinado e Máquina de Corrente Contínua.
Cada trabalho tem a duração de 1 aula (2 horas), com excepção dos trabalhos 5 e 6, que serão ambos feitos na mesma aula.
Cuidados a ter com as Máquinas, Equipamentos e Aparelhagens
• Antes de começar as montagens leia e anote os dados de placa das máquinas e respeite sempre os regimes nominais das mesmas.
• Coloque sempre os autotransformadores variáveis (VARIACs) no mínimo antes de iniciar um ensaio e volte a colocá-los nessa posição no fim do ensaio. Respeite as correntes nominais dos autotransformadores (veja e anote os seus dados de placa).
• Utilize toda a aparelhagem de medida (voltímetros e amperímetros) necessária para verificar os dois pontos anteriores.
• Antes de iniciar um ensaio certifique-se de que toda a aparelhagem de medida necessária à realização das medições requeridas está sendo utilizada, e que as ligações estão correctas.
• Escolha aparelhos de medida adequados às medições a efectuar, tanto com relação ao tipo de instrumento∗ quanto em relação às escalas.
• Faça o arranque das máquinas de forma suave (aumentando gradualmente as tensões aplicadas) e respeitando as